SR Corse.png
premium-partner-elf-2.png


DUCATI DESMOSEDICI RR "DY16RR"

A Ducati Desmosedici RR (D16) é uma versão de rua da GP6 (o protótipo utilizado pela Ducati durante a temporada 2006 da MotoGP), lançada em 2008 para celebrar a primeira conquista da marca no campeonado mundial com o australiano Casey Stoner na temporada anterior. Somente 1500 privilegiados tiveram o prazer de tê-la disponível na garagem. Destes 1500, 5 são brasileiros e 1 deles resolveu botar essa MotoGP de rua na pista. 

 

Este cliente, um gentleman rider e grande Ducatista, apareceu com essa ideia a princípio maluca, considerando o valor da motocicleta e o fato de ser uma edição limitada. Começamos então a estudar a viabilidade de colocar a Desmo na pista e a prioridade num primeiro momento foi substituir as carenagens originais devido ao alto custo de reposição. Pelas mesmas razões, optamos também por fabricar com fibra de vidro a peça estrutural da rabeta que originalmente é de fibra de carbono.

 

A pintura da DY16RR foi inspirada no então recém lançado logo Ducati Corse, com a adição de uma faixa verde fazendo alusão à bandeira italiana. Já o numeral 69 vem do campeão mundial Nicky Hayden, do qual o proprietário do projeto é fã.


Com relação a preparação, não havia muita coisa a se fazer. Entretanto, conseguimos extrair mais alguns cavalos com o escapamento racing Ducati Performance e ajuste da injeção com um módulo programável.

 

Um fato interessante desta motocicleta é que ela foi comercializada para o público com a roda traseira tendo a mesma medida de aro da versão MotoGP, 16". O problema é que essa medida é fora de padrão e dificultava muito a aquisição de pneus. Para solucionar o problema, foi importado um novo par de rodas 17" OZ Racing específico para a D16 fabricado em magnésio. As novas rodas foram acompanhadas dos então recém lançados Brembo High Performance T-Drive de 330mm (os originais são de 320mm).

 

Em termos de pilotagem, procuramos deixar ela mais “amigável” possível para o piloto. Além do trabalho na injeção para uma entrega mais linear de potência, instalamos um quick shifter com câmbio invertido e um controle de tração especifico do modelo para ajudar o piloto a domar todos os 200cv disponíveis.

 

 

 

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

 

●  Kit completo de carenagem racing

●  Fabricação de peça estrutural do chassi em material composito
●  Rodas OZ Racing 17” de magnésio
●  Discos Brembo T-Drive 330mm
●  Injeção eletrônica programável Power Commander 
●  Quick Shifter HM
●  Controle de tração Nemesis (com atuação nas bobinas e controle pelo painel)
●  Escapamento racing Ducati Performance